Instalações Típicas de uma Pequena Central Hidrelétrica PCH

Barragem
É uma estrutura construída no leito do rio que tem por finalidade elevar e regularizar o nível da água para facilitar a captação. Geralmente, não possui capacidade de regularização da vazão.


Tomada D’Água

É uma estrutura geralmente instalada junto à Barragem que tem como função captar a água que será conduzida às turbinas.


Canal de Adução
É um canal que liga a Tomada D’Água até a Câmara de Carga. Eventualmente pode ser substituído por uma tubulação de baixa pressão.


Câmara de Carga
Á uma estrutura que tem por finalidade abastecer a Tubulação Forçada, amortecendo as alterações próprias da operação da PCH. Quando o Canal de Adução é substituído pela tubulação de baixa pressão, é comum termos a Chaminé de Equilíbrio no lugar da Câmara da Carga.


Tubulação Forçada
É uma tubulação, geralmente construída em aço ou compostos de fibra de vidro reforçado, que tem por finalidade conduzir a água sob pressão até as turbinas.


Casa de Máquinas ou Casa de Força
É uma construção próxima às margens do rio que tem como finalidade abrigar os equipamentos eletromecânicos, eletrônicos e a sala de operação da PCH.


Turbina
É o equipamento mecânico que tem por finalidade transformar o jato de água em movimento de rotação num eixo ligado ao gerador.


Gerador
É um equipamento elétrico que tem por finalidade transformar o movimento de rotação mecânico em energia elétrica.


Canal de Fuga ou Canal de Restituição

Sua função é devolver a água utilizada na geração ao leito natural do rio.


Conheça Mais:  O que é uma pequena central hidrelétrica ? |  Como medir a energia hidráulica e hidrelétrica ?