Nesta categoria disponibilizamos informações diversas sobre as dúvidas mais comuns relacionadas a Centrais Hidrelétricas e geração de energia.

Sobre as Turbinas Hidráulicas

Existem muitos tipos de turbinas, sendo que cada uma tem desempenho bom em situações diferentes, envolvendo critérios como: Desnível hidráulico, vazão de água, quantidade de turbinas, sazonalidade da vazão, custo do equipamento, custo das instalações, custo relativo de operação, etc.

Leia mais...

Como medir a energia hidráulica e hidrelétrica?

A energia hidráulica é medida por duas grandezas: O desnível e a Vazão de água.

O desnível é a medida vertical entre o nível do lago da represa formada pelo barramento e o nível mais baixo onde a água pode ser devolvida no leito natural do rio.

Leia mais...

Instalações Típicas de uma Pequena Central Hidrelétrica PCH

Barragem
É uma estrutura construída no leito do rio que tem por finalidade elevar e regularizar o nível da água para facilitar a captação. Geralmente, não possui capacidade de regularização da vazão.

Leia mais...

O que é uma Pequena Central Hidrelétrica ?

De acordo com a resolução nº 394 - 04-12-1998 da ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica, PCH (Pequena Central Hidrelétrica) é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².

Leia mais...